Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

TEXTO BAIXADO DA INTERNET 1

Tenho um texto sem título baixado da internet denominado de artigo, no mesmo tem-se o mês e ano de recebimento e, mês e ano de aprovação. Como faço para mencioná-lo nas referências bibliográficas? Fiz uma pesquisa no currículo lattes do autor do texto e, encontrei uma publicação de trabalho no ano de 2008, que identifiquei como o possível artigo que usei. Entrei no site da universidade onde ocorreu a aprovação do artigo, mas não encontrei nada.



Estranho publicarem um artigo sem título. De qualquer modo, a norma NBR 6023 tem como regra básica a identificação dos documentos referenciados para que o leitor de seu trabalho possa, caso deseje, ter acesso a todos os documentos usados por você para elaborá-lo. Gostaria de ter a URL, ou seja, o endereço eletrônico para poder conferir o que você está vendo. Sei também que existe a possibilidade desse endereço não estar mais ativo hoje. O importante, nesses casos, é registrar todas as informações disponíveis e fornecer ao leitor o caminho que foi percorrido para se chegar ao documento. De qualquer forma, parece que você sabe quem escreveu o artigo, já que você o procurou no Lattes, e tem a URL. De posse dessas duas informações e a data de acesso, faça a referência do seguinte modo:

Modelo padrão de Formato eletrônico:


AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local (cidade) de publicação. Descrição física do meio eletrônico (disquete, CD -ROM etc.) ou Disponível em: . Acesso em: dia mês e ano (para documentos online). Notas.


O modelo indicado para seu caso:


AUTOR. Disponível em: . Acesso em: dia mês e ano. Notas.


Observações:


• Na área de notas escreva: O artigo não apresenta título.


• Na lista de referências, lembre-se de remover o hiperlink.