Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de junho de 2014

SUBSTITUÍÇÃO DE NOME DE AUTOR POR TRAÇO SUBLINEAR DAS REFERÊNCIAS REPETIDAS NA MESMA PÁGINA - PARTE 1

Estou terminando a redação do minha tese e, como de costume, coloquei todos os nome dos autores com abreviações na RB, com exceção do último sobrenome.

Exemplo:

COELHO, M. C. N. (2004) Impactos Ambientais em Áreas Urbanas – Teorias, Conceitos e Métodos de Pesquisa. In: Impactos Ambientais urbanos no Brasil. GUERRA, A. J. T. & CUNHA, S. B. (orgs.), 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.


Respondendo ...

A norma da ABNT 6023 informa que você pode sim utilizar os prenomes abreviados. No entanto, sua referência está errada. Alerto que conforme mostra o Guia Prático da Biblioteca do IPPUR/UFRJ, o ano de publicação é colocado após o nome da editora e chamo atenção para:

  • Dois ou mais autores devem ser separados por ponto e vírgula (;).

  • Mesmo que existam 2 (dois) ou mais de responsáveis nunca coloque a abreviatura da responsabilidade no plural.Use: Organizador = (Org.), Coordenador = (Coord.) e Editor = (Ed.)

  • Para colocar as edições use:

 Ex: 2ª edição -  O correto é: 2. ed.


Você está referenciando um capitulo de livro. Veja o modelo correto:

CAPÍTULOS DE LIVRO

SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME, Nome do autor do livro. Título do livro: subtítulo do livro. Nº de edição. Local de publicação: Editora, data. Volume, capítulo, páginas inicial-final da parte.


NOTA:

  • O destaque na referência pode ser por: negrito, itálico ou sublinhado (adote apenas um tipo de destaque).;

  • A referência deve ser alinhada a esquerda.

Desta forma a referência correta é:

COELHO, M. C. N. Impactos ambientais em áreas urbanas: teorias, conceitos e métodos de pesquisa. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org.). Impactos Ambientais urbanos no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.


O Guia Prático que você utilizará para a normalização do seu trabalho de conclusão da especialização encontra-se em nosso blog para download.

Basta acessá-lo, procurar a aba Guia Prático e fazer o download.

O endereço do blog encontra-se abaixo: