Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Como colocar APENAS algumas folhas do trabalho deitada (sentido paisagem)?

Como colocar APENAS algumas folhas do trabalho deitada (sentido paisagem)?

O aplicativo Word permite criar documentos de texto em que poderão ser inseridas tabelas, quadros e outras figuras, com o objetivo de dar uma maior clareza ao texto. Em alguns casos, estas tabelas, quadros ou figuras não se encaixam no espaço delimitado pelas margens do papel quando este está configurado para o sentido Retrato (em pé), e não se quer ou mesmo não se pode redimensionar a figura para não comprometer a qualidade da imagem. (Figura 1).



Figura 1: Página configurada para o sentido retrato.

Nestes casos, devemos configurar a página onde ficará a figura para o sentido Paisagem (deitado) (Figura 2).


 Figura 2: Página configurada para o sentido paisagem.

Mas como fazê-lo, deixando somente as páginas desejadas neste sentido (deitado) sem comprometer a configuração das outras páginas?

No documento do Word, devemos fazer uma inserção de quebra de página. Para isto, devemos escolher, na Barra de Menu a opção Inserir e clicar em Quebra (Figura 3).


Figura 3: Inserção de quebra.

Na próxima figura, vemos que aparece uma caixa de opções onde selecionaremos o tipo de quebra para que possamos configurar a página desejada (Figura 4).



     Figura 4: Opção de inserção de quebra.

Nesta caixa de opção de inserção de quebra, marcamos a opção Próxima Página, e depois clicamos no botão OK. Ao fazer isto, vemos que o documento passa a ter mais 1 página (Figura 5) que inicialmente está configurada como a anterior (sentido Retrato). Esta segunda página será configurada para sentido Paisagem, sem alterar a página anterior.


Figura 5: Documento após inserção de quebra => próxima página.

Buscando a modificação de configuração desta segunda página para o sentido paisagem, deveremos clicar na Barra de Menu, opção Arquivo, clicando depois em Configurar Página (Figura 6).




Figura 6: Configuração da página.

Teremos então uma caixa onde são apresentadas as opções de configuração de página, onde escolheremos a opção Paisagem, e logo após clicaremos no botão OK. (Figura 7).




Figura 7: Opções de configuração.

Veremos que a segunda página ficou em sentido diferente da anterior, como desejado, onde será possível inserir tabelas, quadros e outras figuras, sem que haja corte ou desconfiguração da mesma (Figura 8).


Figura 8: Documento com inserção de quebra, configuração Paisagem na segunda página.