Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de maio de 2015

O que são Fontes Primárias, Secundárias e Terciárias?

O que são Fontes Primárias, Secundárias e Terciárias?

As fontes primárias são aquelas que pertinentes ao produto de informação elaborado pelo autor, por exemplo, artigos, livros, relatórios científicos, patentes, dissertações, teses.

Diferencia-se de fontes secundárias que revelam a participação de um segundo autor, produtor como no caso das bibliografias, os dicionários e as enciclopédias, as publicações ou periódicos de indexação e resumos, os artigos de revisão, catálogos, entre outros.

Enquanto as fontes terciárias podem ser mencionadas como as bibliografias de bibliografias, os catálogos de catálogos de bibliotecas, diretórios, entre outros.

As fontes impressas evoluiram ou algumas já nasceram eletrônicas e cada vez mais torna-se difícil separar por categorias. Assim temos os Catálogos Públicos de Acesso em Linha ( original do inglês Online Public Access Catalogues - conhecidos como OPAC) e os catálogos coletivos (do inglês Collective Online Public Access Catalogues -COPAC’s), ambientes de interação por computadores como video-conferências por computador e os diretórios de endereços URL, as bibliotecas virtuais e digitais devido a Internet possibilitar a convergência de mídias e simultaneidade (comunicação síncrona e assíncrona).

FONTE: http://bib-ci.wikidot.com/fontes-primarias