Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Como fazer uma introdução de um trabalho acadêmico http://posgraduando.com/como-fazer-uma-introducao/

Como fazer uma introdução de um trabalho acadêmico 

5 dicas importantes para fazer uma introdução

Apresentamos a seguir uma lista de cinco dicas valiosas para quem precisa fazer uma introdução de um trabalho acadêmico.

1. Atraindo o Leitor

É fundamental atrair o interesse do leitor, informando que o trabalho se refere a algo interessante. Entretanto, é importante evitar a promessa de um tema interessante, e realizar a entrega de outro, em particular algo entediante; ou não apresentar motivação para um tema em comparação com o que as outras pessoas escrevem normalmente.

2. Questionamento

A recomendação é informar ao leitor sobre o que realmente é o trabalho acadêmico. Pense sobre isto como um ponto em julgamento, onde é detalhado o “crime”, sendo identificado um “agressor” e a promessa de oferecer um caso persuasivo.
O leitor deve ter uma idéia de uma questão de investigação clara, que terá uma resposta razoavelmente satisfatória até o final do trabalho. A questão pode tomar 2 parágrafos, no processo de fazer uma introdução.

3. Antecedentes

É importante identificar os trabalhos prévios, que são fundamentais para o entendimento da contribuição que este trabalho fará. O erro chave a se evitar é discutir trabalhos que não são partes essenciais da narrativa intelectual levando ao próprio trabalho.
Dar crédito onde devido, porém estabelecer, em uma maneira não insultuosa, que o trabalho anterior está incompleto ou deficiente em alguma maneira importante.

4. Contribuições

Ao fazer uma introdução, recomenda-se descrever aproximadamente 3 contribuições que o trabalho acadêmico fará em relação aos anteriores.
Este parágrafo pode ser o mais importante para convencer o leitor, o editor e/ou o consultor ad hoc a não rejeitarem o trabalho. Uma grande diferença entre isto e o parágrafo anterior da “questão” é que as contribuições devem fazer sentido apenas à luz do trabalho anterior.
Ao passo que a questão de pesquisa básica do trabalho deve ser compreensível simplesmente em termos de conhecimento do tema, do parágrafo de atrair o leitor. A sugestão é que “antecedentes” e “contribuições” possam estar interligados. E podem também levar até 3 parágrafos, no foco em fazer uma introdução.

5. Organização

A organização do texto da introdução deve estar alinhada com as outras partes do trabalho acadêmico. Evite escrever um esboço tão genérico que poderia ser aplicado a qualquer trabalho. Ao invés, customizar o roteiro para o projeto e possivelmente mencionar “marcas”, que são problemas, soluções, resultados, entre outros, que serão vistos no decorrer.
Tente manter o texto da introdução curto, porque a essa altura muitos leitores já estarão ansiosos para chegar ao coração do trabalho
Fonte: http://posgraduando.com/como-fazer-uma-introducao/