Criado pela bibliotecária Cláudia Regina dos Anjos como instrumento de apoio para atendimento virtual aos estudantes do IPPUR/UFRJ. Conteúdo educativo visando integrar e promover a ambientação com a vida acadêmica no contexto da comunicação científica. NOTA: Para melhor aproveitamento coloque o termo procurado na barra de pesquisa. Ex: Webinar, Letra de música, Poesia, Etc. Clique nas abas e aproveite o conteúdo.
sexta-feira, 24 de junho de 2022
DÚVIDA DE NORMALIZAÇÃO - ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
terça-feira, 14 de junho de 2022
DÚVIDA DE NORMALIZAÇÃO – SEÇÕES DO SUMÁRIO
1.1.1 Subcapítulo Seção terciária (Fonte em caixa baixa sem negrito).
- Os indicativos das seções de um sumário devem ser escritos do mesmo modo tanto no sumário quanto no corpo do trabalho acadêmico (texto).
- Os indicativos numéricos dos capítulos, seções e outras partes do texto representados no sumário devem ser alinhados à esquerda conforme a NBR 6024 (numeração progressiva);
- No texto as seções sem indicativos numéricos (Referências, Anexos, etc) devem ser centralizadas;
- Lembre-se que não existe pontuação e nem símbolos de nenhuma espécie entre o número da seção do Sumário e o titulo da mesma.
segunda-feira, 13 de junho de 2022
DÚVIDA - COMO REFERENCIAR TRABALHO NÃO PUBLICADO FORMALMENTE
sexta-feira, 10 de junho de 2022
DÚVIDA DE NORMALIZAÇÃO - PAGINAÇÃO
Respondendo... Conte as páginas e coloque entre colchetes o total de páginas.
Exemplo: Se você estiver querendo referenciar um texto consultado na página 7 de uma obra, cite assim: [7 p.].
quarta-feira, 8 de junho de 2022
DÚVIDA DE NORMALIZAÇÃO - LIVRO NO TODO (Obra completa)
MODELO
SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Nº de páginas ou volume. (Coleção ou série)
Exemplos
NA SEÇÃO REFERÊNCIA
AZEVEDO, M. A.;
GUERRA, V. N. A. Mania de bater: a punição
corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001.
386 p.
FREUD, S. Duas histórias clínicas (o pequeno Hans e o homem dos ratos). Trad. Sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro, Iamgo, 1977. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v.10).
SANTOS JUNIOR, Orlando; MONTANDON, Daniel Todtmann (org.). Os Planos Diretores Municipais pós-Estatuto da Cidade: balanço crítico e perspectivas. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Cidades: IPPUR/UFRJ, 2011. ISBN 978-85-7785-089-1. CD em anexo.
terça-feira, 7 de junho de 2022
DÚVIDA DE NORMALIZAÇÃO - PAGINAÇÃO
segunda-feira, 6 de junho de 2022
DÚVIDA DE NORMALIZAÇÃO - COLETÂNEAS COM ORGANIZADOR, COORDENADOR, EDITOR etc.
Em coletâneas de vários autores, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguida da abreviação, no singular, do tipo de participação. (Organizador, Coordenador, Editor etc.). Assim, as obras constituídas de vários trabalhos ou contribuições de vários autores entram pelo responsável Intelectual (Organizador, Coordenador, Editor etc.) seguido da abreviação da palavra que caracteriza o tipo de responsabilidade (org., coord., e ed.).