segunda-feira, 18 de abril de 2022

DÚVIDA DE NORMALIZAÇÃO - CITAÇÃO DE CITAÇÃO

Gostaria de sanar uma dúvida que não obtive resposta no Guia Prático da biblioteca.  Como poderia fazer uma citação textual no corpo do texto do meu trabalho de uma epigrafe de uma dissertação que faz referência a um outro autor?
Respondendo...
Sim. Você pode fazer uso da orientação para Citação de citação. A citação de citação é aquela que o autor do texto não tem acesso direto à publicação citada, valendo-se de citação inserida em outra obra. Neste caso, deve-se indicar o autor da citação, seguido da data da obra original, a expressão latina apud (citado por), o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação.

Exemplo 1:
Ponce (1982 apud SILVA 1994) declara que instrução, no sentido moderno do termo, quase não existia entre os espartanos.
Exemplo 2:
A indústria de informação, isoladamente, não produz conhecimento. Produz estoques de informação organizada para uso imediato ou futuro, ou, o que é pior, a criação voluntária no Brasil de uma base importante para sustentar a indústria transnacional de indústria  da informação em ciência e tecnologia, na qual o profissional é formado no país para funcionar como um mero executor de normas e regulamentos, sem, no entanto, tê-los criado  (BARRETO, 1990 apud SOUZA, 1991, p. 183).

Observação: No final do trabalho faça a referência normalmente.