quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Utilizei alguns vídeos na minha dissertação e gostaria de incluí-los no meu trabalho. Como devo proceder?

Respondendo... Recomendamos que você grave em DVD ou CD todos os vídeos que foram utilizados em sua dissertação, depois faça uma capa dando um nome a esse material. Ex: Vídeos.  

NOTA: Lembramos que você deve identificar cada um dos vídeos (temas ou títulos). Cada vídeo usado deve ser referenciado. Ex: Feira do Lavradio, Vídeo 1.
OBS.: Se os vídeos foram produzidos por você, deverá ficar na seção “Apêndice” do trabalho. O Apêndice também deverá ser mencionado no corpo do trabalho (texto). Se você utilizou vídeos que não foram produzidos por você, estes deveram ficar na seção “Anexos” do trabalho.

Exemplo:

MODELO:
TÍTULO (a entrada é feita pelo título, a primeira palavra do título em letras maiúsculas). [Filme-vídeo]. Produção de (nome do produtor), Direção de (nome do diretor). Local, Instituição Produtora, ano. Especificação do suporte (descrição física do material, Duração do filme (tempo de gravação), Descrição do tipo. Som).

FEIRA de Artesanato no Barreiro. [Filme-vídeo], [Rio de Janeiro], [2008].  Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=BvYI4fQCPo0 Acesso em: 20 jul. 2009.

NOTA: O colchete é usado para indicar os elementos de referência,  que não aparecem na obra referenciada, porém podem ser identificados.

Na citação no texto: (FEIRA, [2008]).