Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

EVENTOS (CONGRESSO, SEMINÁRIO, ENCONTRO, ETC) 2

Qual a diferença entre Congresso, Seminário e Encontro?


Pode parecer difícil, porque todos reúnem publico com os mesmos objetivos, partilhar informações e conhecimento. Veja a diferença entre eles abaixo:


CONFERÊNCIA: Um especialista desenvolve determinado tema, com tempo previamente estabelecido de duração. Os apartes não são permitidos e nem existe debate no final da exposição.


CONGRESSO: Vários expositores de diferentes setores da sociedade discutem um mesmo tema abrangendo todos os seus aspectos. Propõe o debate aberto com o público e chegam a conclusões, registradas em documento final com as resoluções.


CONVENÇÃO: Instrumento importante de empresas para estimular seu corpo de funcionários. Tem a mesma estrutura de um congresso, embora, neste caso, haja ligação entre os participantes. Em geral, a convenção termina com um evento social (jantar, show, etc...).


DEBATE: É a discussão entre duas ou mais pessoas de opiniões divergentes sobre determinados aspectos de um mesmo tema ou assuntos em evidência. Exige a presença de mediador, que estabelece regras como o tempo de exposição do orador. O publico pode ou não participar e, muitas vezes, o debate pode ser transmitido em veículos de comunicação como acontece com os debates políticos.


FÓRUN: Um tema mestre e abordado numa reunião menos formal, onde há livre manifestação de idéias e interação entre palestrantes e público. Em um fórun sobre meio ambiente, por exemplo, varias instâncias podem estar representadas, desde ONGs até empresas acusadas de prejudicar o meio ambiente.


PAINEL: Especialistas apresentam diferentes pontos de vista a respeito de um mesmo tema debatido em plenário. O tempo de cada expositor costuma ser estabelecido previamente.


SEMINÁRIO: Encontro de especialistas para apresentar estudos a respeito de um tema central, em seguido debatido com a platéia. O moderador deve conhecer o assunto, participar e levantar questões.

SIMPÓSIO: Tem como objetivo informar as novidades sobre determinado assunto ou setor da sociedade. O público, que não participa com apartes, pode pedir o esclarecimento de dúvidas no final da exposição.


WORKSHOP: Tem o caráter de treinamento. Seu objetivo consiste em aprofundar a discussão sobre temas específicos e, para isso, apresenta casos práticos. O público participa intensamente.


Fonte: http://www.uniamerica.br/informacao.php?c=31. Acesso em: 05 abr. 2010.