sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

DÚVIDA - ENTIDADE COLETIVA - O QUE É ENTIDADE COLETIVA?

O QUE É ENTIDADE COLETIVA? RESPOSTA: Entidade coletiva são Associações, Empresas, Instituições entre outros, responsáveis por publicações em que não se distingue autoria pessoal. 

O NOME DA ORGANIZAÇÃO PRECISA IR EM ITÁLICO OU NÃO É NECESSÁRIO? Ex: Yacimientos Pretolíferos Fiscales ou Yacimientos Pretolíferos Fiscales. RESPOSTA: Não há necessidade de usar itálico. O nome da organização é escrito na língua original, conforme o idioma de origem das mesmas (neste caso em espanhol). 

Os nomes das Instituições e Organizações citadas, tem que ir no idioma original ou traduzidos? RESPOSTA: As instituições e/ou organizações devem ser citadas conforme o idioma de origem das mesmas. 

Quando uma entidade coletiva é o autor de uma obra, sou obrigado a colocar no nome por extenso na citação ou posso colocar as siglas? Exemplo: (MEC, 2001) ou (MINISTERIO DE EDUCACAO, 2001) RESPOSTA: Depende, você pode fazer uso das siglas de entidade coletiva permanente quando esta sigla for uma sigla autorizada pela Biblioteca Nacional. O MEC não é. Então, para obras de autoria do MEC use:
Na referência: BRASIL. Ministério da Educação.
Na citação: Brasil (ano) ou (BRASIL, ano)

NOTA: Para maiores informações sobre siglas de Entidade Coletiva, consulte a página 50 do Guia Prático IPPUR/UFRJ no link: https://drive.google.com/file/d/1FLIN6tDaDGL9olSoY5SAEaNzqvKbn9oh/view