sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

DÚVIDA - COMO REFERENCIAR UM AUTOR PADRE?

Como faço a referência do artigo ilustrado na imagem. Eu consultei ele on-line http://conic.org.br/portal/files/fc10.pdf. No entanto, a minha dúvida é se eu coloco na referência que o autor é um padre? 

Respondendo...  A titulação de padre não é usada. Não se coloca titulação em referência. Do mesmo modo, que você não utiliza a titulação de Doutor, Mestre etc. Veja a seguir as duas formas de referenciar o artigo:

SANCHES, Jesús Hortal; AMARANTE, Francisco de Paula; BASTOS TIGRE, Heitor; LEITÃO FILHO, Pedro W.; PASTOR, Félix. A Carta Encíclica Evangelium Vitae refletindo sobre o valor incomparável da vida humana. Magis: cadernos de fé e cultura. Rio de Janeiro, n.10, 1996. Disponível em: http://conic.org.br/portal/files/fc10.pdf. Acesso em: 11 Jul. 2020. ISSN 1676-7748.

Ou

SANCHES, Jesús Hortal et al. A Carta Encíclica Evangelium Vitae refletindo sobre o valor incomparável da vida humana. Magis: cadernos de fé e cultura. Rio de Janeiro, n.10, 1996. Disponível em: http://conic.org.br/portal/files/fc10.pdf. Acesso em: 11 Jul. 2020. ISSN 1676-7748.

NOTA 1: De acordo com atualização de 2018 da ABNT 6023 – todos autores devem ser indicados– mas a norma permite também que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al. Assim, você decide se entra com todos autores ou se usa somente o primeiro autor e a expressão “ et al.

NOTA 2: As expressões latinas "In.", "et al." e " [s. l.] " passaram a ser destacadas em itálico, tal qual as palavras de origem inglesa como: online, pen drive, ebook, bluray disc e outros.

NOTA 3: Deve padronizar os prenomes e sobrenomes para o mesmo autor, quando aparecerem de formas diferentes em documentos distintos.