quarta-feira, 5 de julho de 2023

DEFINIÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO

DEFINIÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO
A norma especifica para a elaboração de trabalhos acadêmicos, ABNT NBR-14724, define o trabalho acadêmico como um documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011, p.4). 

Os trabalhos acadêmicos constituem produto de leituras, observações, investigações, reflexões e críticas desenvolvidas nos cursos de graduação e pós-graduação. O que distingue os diferentes trabalhos acadêmicos são os níveis de profundidade e originalidade, bem como a exigência de defesa pública para alguns deles. 

Esses trabalhos dividem-se basicamente em três categoriasmonografias (também conhecidas como trabalho de final de curso ou projeto final), dissertações e teses

O termo monografia identifica os trabalhos científicos realizados por graduandos durante o término do curso de graduação e por pós-graduandos nos cursos de especialização. dissertação é o trabalho apresentado por candidato à obtenção do grau de mestre tese é o trabalho destinado ao candidato à obtenção do grau de doutor. 

Para elaborar um trabalho cientifico é necessário utilizar algumas normas de informação e documentação da ABNT, órgão responsável no Brasil pela padronização e controle das normas técnicas (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011)

Estas normas priorizam a melhoria da qualidade formal das publicações brasileiras para a facilitação da comunicação científica (FERNANDES; SANTOS, 2006).

REFERÊNCIAS

ANJOS, C. R. dos; CALIXTO, A. P. da C.; MARTINS, R. D. Reflexões sobre o papel do bibliotecário de referência na transferência da comunicação científica. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 12-18, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. 3. ed. Rio de Janeiro, 2011.

FERNANDES, P V. N. D; SANTOS, J. O. A normalização como insumo da documentação científica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2006. 1 CD-ROM.

FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004. 242 p. ISBN 8570414315