sexta-feira, 15 de julho de 2022

DÚVIDA - Citações diretas de obras de autoria institucional (autor corporativo)

Para citações diretas de obras de autoria institucional (autor corporativo). OBSERVE OS EXEMPLOS ABAIXO:
AUTOR ENTIDADE - Use o nome da entidade completo por extenso (não use reticências). Exceto para aquelas entidades que possuam siglas autorizadas. Consulte a página 50 do Guia Prático IPPUR/UFRJ no link: https://informesbibliotecadoippurufrj.blogspot.com/

EXEMPLO:
NO TEXTO
As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Quando aparecerem em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002).

EXEMPLO:
NA REFERÊNCIA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

QUANDO A OBRA NÃO TIVER UM AUTOR - Obra de autoria desconhecida, ou sem autoria. Inicia-se pela primeira palavra do título, em caixa alta (letras maiúsculas) seguido de reticências. 

EXEMPLO 1:
NO TEXTO
Thomas, aluno da turma, comenta:
Nossa história tem um narrador, como nos gibis antigos. Queremos mostrar a forma de propriedade e de trabalho dos saxões. Está sendo bem legal, porque para fazer direito os quadrinhos temos que entender, não precisamos decorar nada (HISTÓRIA..., 1993, p. 18).

NA REFERÊNCIA
HISTÓRIA de vikings e saxões é transformada em quadrinhos por alunos de 7ª série de uma escola em São Paulo. Nova Escola, São Paulo, ano 8, n. 69, p. 18, set. 1993.

EXEMPLO 2:
NO TEXTO
Alarmante, nas últimas estatísticas apresentadas, a incidência de problemas causados pela automedicação, responsável, por si só, por um alto índice de intoxicação (DE MÉDICO..., 2000, p. 29).

NA REFERÊNCIA
DE MÉDICO e de louco, todos nós temos um pouco. Saúde em questão, Teresina, v. 7, n. 4, p. 29, out./dez. 2000.