sexta-feira, 22 de julho de 2022

DÚVIDA - ENTIDADE COLETIVA 3

A minha dúvida é a seguinte: Como referenciar os censos demográficos do IBGE, uma vez que coletei as informações através do SIDRA? E os dados coletados no site da Fundação SEADE? Respondendo... O Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) pertence ao IBGE. 

A sigla IBGE é uma sigla autorizada pela Biblioteca Nacional. Desta forma, a autoria é dada pela sigla IBGE. Assim, não há necessidade de colocarmos o nome da entidade coletiva por extenso (seção Entidades p.57 do Guia Prático). A entrada é dada da seguinte forma:
IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática.

Após a autoria, coloque os outros dados para identificação do documento conforme orientação do Guia Prático IPPUR na seção Modelos de Referências (p. 30). Indique o suporte onde você consultou: site do SIDRA, ou uma publicação em qualquer suporte físico: papel, cd-rom, DVD, etc.

Agora a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) é uma fundação vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, não possui sigla autorizada. Então para documentos publicados fisicamente ou disponíveis digitalmente no site da fundação a autoria é:
FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANALISE DE DADOS (SP)

Lembro novamente, que após a autoria, coloque os outros dados para identificação do documento conforme orientação do Guia prático na seção Modelo de Referências.