Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

INFORMAÇÃO VERBAL (APONTAMENTOS EM AULA, PALESTRAS, DEBATES, REUNIÕES, COMUNICAÇÃO PESSOAL ETC.)

Tenho outra dúvida. Transcrevi parte de uma reunião que foi filmada e disponibilizada no canal youtube, eu também gravei este audio, mas como não pedi autorização prévia para isto, vou me resguardar citando o canal do youtube. por enquanto, eu fiz assim:

O que nos temos aqui é uma grande oportunidade para saber se o comitê quer participar ou não quer participar de uma ajuda, para que se resolva, ou dê um passo importante, na solução de um equacionamento, de saneamento em Maricá. É para isto que nós estamos aqui. Agora, o detalhamento do projeto, isto daqui, tem instâncias próprias que não são aqui dentro do comitê. Vocês querem trazer para dentro do comitê uma responsabilidade que não é dele. Aqui, os membros do comitê, não tem critério e qualificação, a priori, para se situarem a partir desta ótica que vocês querem. (Relato oral, representante poder público e diretor do CBH Guanabara, plenária realizada em 30/08/2012. Grifo nosso).

e o canal do youtube é este aqui http://www.youtube.com/watch?v=bDpgVrZORQQ

preciso colocar os minutos que foram transcritos?


Respondendo...

Quando os dados forem obtidos por informação verbal (apontamentos em aula, palestras, debates, reuniões, comunicação pessoal etc.), Deve usar no texto, entre parênteses, a expressão “Informação verbal“.

Coloque em nota de rodapé os demais dados disponíveis.

Não há necessidade de colocar os minutos que foram transcritos. Desta forma:

No texto o correto é:

O que nos temos aqui é uma grande oportunidade para saber se o comitê quer participar ou não quer participar de uma ajuda, para que se resolva, ou dê um passo importante, na solução de um equacionamento, de saneamento em Maricá. É para isto que nós estamos aqui. Agora, o detalhamento do projeto, isto daqui, tem instâncias próprias que não são aqui dentro do comitê. Vocês querem trazer para dentro do comitê uma responsabilidade que não é dele. Aqui, os membros do comitê, não tem critério e qualificação, a priori, para se situarem a partir desta ótica que vocês querem. (informação verbal)1 (COMITÊ DE BACIA DA GUANABARA, 2012, grifo nosso).
_______________
1 Informação fornecida pelo representante poder público e diretor do COMITÊ DE BACIA DA GUANABARA (CBHG), plenária realizada em 30/08/2012.

Na seção referência coloque:

COMITÊ DE BACIA DA GUANABARA. Relato oral. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=bDpgVrZORQQ>. Acesso em: 30 ago. 2012. Informação verbal.