Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

NOTAS DE RODAPÉ 2

NOTAS DE RODAPÉ 

 

Pergunta: Queria lhes fazer novas consultas sobre a formatação da tese. Tento resumir a seguir: Toda obra citada, a primeira vez que aparece, sou obrigado a colocar por extenso todos os dados bibliográficos em nota de rodapé ou isto não é obrigatório, basta depois colocar por extenso na seção de referências?

Respondendo...
A seção referência e a área de notas de rodapé são seções distintas do seu trabalho. Assim, a primeira vez que uma obra for listada na área de nota, a referência deve ser elaborada com todos os seus elementos principais incluindo a numeração de página. Não esqueça que essas notas não eliminam a necessidade de uma lista de referências.

Exemplo:

No rodapé: 
__________
8 MARTINE, G; PELIANO, J. C., 1975. p. 135

Na seção Referências:
MARTINE, George; PELIANO, José Carlos. Migração, estrutura ocupacional e renda nas áreas metropolitanas. In: COSTA, Manuel Augusto (Ed.). Estudos de demografia urbana. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1975.

Observação: Lembramos que você não é obrigado a utilizar notas de rodapé no seu trabalho. As notas de rodapé podem ser referenciais, explicativas ou expressões latinas. Desta forma você pode fazer uso de todas ou de apenas um tipo de nota. Mas se optar pelo uso de notas referenciais deve proceder conforme orientação acima.