quarta-feira, 15 de março de 2023

Como devo citar artigos de periódicos?

Como devo citar artigos de periódicos? Respondendo...  Ao usar trechos de matéria jornalística de revista, é preciso citar: o autor ou autores, título da parte (artigo ou matéria), título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume do fascículo, ano do fascículo, número do fascículo, páginas  data de publicação do periódico.

MODELO - ARTIGO DE PERIÓDICO

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódicoLocal de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico.

Exemplos

SILVA, V. A.; ANDRADE, L. H. C. Etinobotânica Xucuru: espécies místicas. Biotemas, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 45-57, 2002.

SANTEIRO, T. V. Criatividade em psicanálise: produção científica internacional (1996-1998). Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 43-59, jul./dez. 2000.

MACHADO, Lia Osório. Medidas institucionais para o controle do tráfico de drogas e da lavagem de dinheiro e seus efeitos geoestratégicos na região Amazônica brasileira. Cadernos IPPUR/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 9-31, jan./jul. 2007.

ATENÇÃO!!!

1.  Nas Referências de artigos de revista (em papel ou on-line) e artigos de jornal (em papel ou on-line), o destaque é dado para o título do jornal ou para o título da revista. Ou seja, o destaque é para o título do periódico, o subtítulo (se houver) não é destacado.

2.  O destaque na referência pode ser dado por: negrito, itálico ou sublinhado (adote apenas um tipo de destaque).

3.   Referências de periódicos não possuem a expressão In. Essa expressão só é usada para partes de livros (capítulos).