sexta-feira, 14 de abril de 2023

DÚVIDA ABNT - COMO REFERENCIAR CORREIO ELETRÔNICO (E-mail)?

Se a gente deve fazer referência a dados obtidos numa troca de correios eletrônicos, qual seria a forma de fazê-la? Nesta troca eu fiz perguntas e a pessoa respondeu, assim acabou sendo como uma entrevista mas "eletrônica". Respondendo... Em documento de acesso exclusivo em meio eletrônico (bases de dados, listas de discussão, site, mensagens eletrônicas, entre outros). Os elementos essenciais são:

MODELO DE REFERÊNCIA

SOBRENOME, Prenome (do autor da mensagem pessoal). [mensagem pessoal]. Data do Envio da mensagem (dia, mês e ano) [para] SOBRENOME, Prenome (do recebedor da mensagem pessoal). Mensagem recebida em: (coloque o e-mail do recebedor da mensagem pessoal).

Exemplo:

MENDES, Tereza. [mensagem pessoal].  5 fev. 2015 [para] BARBOSA, Juliana. Mensagem recebida em: julbarb@gmail.com.


NOTA: Segundo a norma 6023 da ABNT, as mensagens que circulam por intermédio do correio eletrônico devem ser referenciadas somente quando não se dispuser de nenhuma outra fonte para abordar o assunto em discussão. Mensagens trocadas por e-mail têm caráter informal, interpessoal e efêmero e desaparecem rapidamente, não sendo recomendável seu uso como fonte científica ou técnica de pesquisa.

Como se trata de uma entrevista, sugiro que você referencie conforme o exemplo abaixo:
SOBRENOME, Nome do entrevistado. Título da entrevista. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por, coloque aqui o e-mail, em 2 jul. 2019. Entrevista concedida a (coloque aqui o nome do entrevistador).