terça-feira, 11 de abril de 2023

Como localizar encontrar um livro na estante de uma biblioteca?

Quem nunca teve dificuldade para encontrar um livro na estante de uma biblioteca? Para encontrar um livro na estante de uma biblioteca é necessário ter o número de chamada. O número de chamada é o código colocado na lombada dos livros, teses e obras de referência. O número de chamada aparece na espinha dorsal do livro escrito horizontalmente. Veja a ilustração abaixo: 



Leitura do Número de Chamada. Entendendo o exemplo:
O número de chamada é composto basicamente pelo:

1. Número decimal que corresponde ao assunto da obra na tabela de Classificação Decimal de Dewey. Ex.: 301.2

2. Código do autor da obra, formado pela primeira letra do sobrenome do autor +  número + primeira letra do título. Ex.: G562m

Os livros são organizados na estante segundo a abrangência do assunto, partindo do geral para o mais específico.  Para encontrar o livro, procure primeiramente pelo n. de classificação, nessa ordem:
300
301.1
301.2
301.3
305

Achou o 301.2
Agora procure o código do autor: primeiramente a letra, em ordem alfabética.
Depois o número, em ordem numérica crescente.
Depois novamente a letrinha do título.

A ordem é esta:
A410o
F312lp
G562a
G562m

Ordem dos livros na estante
A posição das obras na estante é de acordo com a numeração que se encontra em ordem crescente da esquerda para a direita. Conforme mostra a ilustração abaixo:


Para que servem os Números de Chamada? Cada livro na biblioteca tem um único número de chamada, que diz onde o livro está localizado no acervo da biblioteca (é como se fosse o RG do livro, não há dois livros com a mesma localização). Os livros estão ordenados pelo número de classificação e dentro do assunto, por sobrenome do autor e por título. Os materiais que compõem o acervo são ordenados por assunto de acordo com a Classificação Decimal Dewey (CDD). A CDD divide o conhecimento humano em 10 grandes classes principais:
000 – Obras Gerais
100 – Filosofia
200 – Religiões 
300 – Ciências Sociais
400 – Filologia e Lingüística 
500 – Ciências Exatas
600 – Ciências Aplicadas
700 – Artes
800 – Literatura
900 – Biografia, História, Geografia

LEMBRETES: 
Antes de comparecer a biblioteca anote a localização do livro na estante. Você precisa do número de chamada completo para encontrar o livro na prateleira.

Catálogo Online da UFRJ - O acesso ao Catálogo Online da UFRJ permite a consulta ao acervo no Sistema de Bibliotecas da UFRJ, além da renovação e reserva. O Sistema de Bibliotecas da UFRJ é formado por 46 unidades nas diversas áreas do conhecimento. 

O que é importante saber!
Caso você não consiga encontrar o livro na estante, certifique-se que não está emprestado.

Fontes: