terça-feira, 25 de abril de 2023

DÚVIDA SOBRE COMO REFERENCIAR ARTIGOS DE PERIÓDICOS

A bibliografia abaixo está certa? O autor usa os dois últimos sobrenomes para citar-se no texto que ele escreveu:
SEVÁ FILHO, Arsênio Oswaldo. Problemas ambientais e de vizinhança relacionados a energia, águas e indústria: regiões atingidas e focos relevantes de riscos. In: Revista Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, v. 1, n.16-17, p.11-33, mai./dez. 2005.

Respondendo... A sua referência não está certa porque você colocou a expressão “In:”. Essa expressão é usada apenas para livros (capítulos). Em referências de periódicos (jornais e revistas) não utilizamos esta expressão. Lembre-se que o destaque (no caso negrito) é dado apenas para o título da revista. Assim, segue abaixo a referência correta.

SEVÁ FILHO, Arsênio Oswaldo. Problemas ambientais e de vizinhança relacionados a energia, águas e indústria: regiões atingidas e focos relevantes de riscos. Revista Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 1, n. 16-17, p.11-33, maio/dez. 2005.

Observações: Sobrenomes que possuem grau de parentesco (Neto, Filho, Junior, Sobrinho etc) devem ser referenciados utilizando os dois últimos sobrenomes.  

No texto: Sevá Filho (2005)
No final da citação e/ou parágrafo: (SEVÁ FILHO, 2005)
ATENÇÃO!!!

1. Nas Referências de artigos de revista (em papel ou on-line) e artigos de jornal (em papel ou on-line), o destaque é dado para o título do jornal ou para o título da revista. Ou seja, o destaque é para o título do periódico, o subtítulo (se houver) não é destacado.

2.O destaque na referência pode ser dado por: negrito, itálico ou sublinhado (adote apenas um tipo de destaque).

3. Referências de periódicos não possuem a expressão “In”. Essa expressão só é usada para partes de livros (capítulos). 

4. A citação do autor no texto sempre obedece a referência.